SUSTENTABILIDADE

A cortiça é uma matéria prima 100% natural, 100% reutilizável e 100% reciclável, proveniente da casca dos sobreiros (Quercus suber L.). As suas propriedades únicas, graças à sua estrutura celular e composição química rica em suberina, vão para além da sua utilização como vedante. Revela-se um excelente isolante térmico e acústico, impermeável a gases e líquidos, flexível, biodegradável, resistente à abrasão e de combustão lenta.

O processo de extração da cortiça não danifica os sobreiros, promovendo a sua regeneração e aumentando, assim, a absorção de CO2, tornando estas árvores verdadeiros sumidouros de carbono e, por isso, um aliado no combate ao aquecimento global. Os montados de sobro, por sua vez, desempenham funções ecológicas cruciais. Desde a conservação do solo e do combate à desertificação, à preservação da biodiversidade, regulação do ciclo da água e produção de oxigénio.

Portugal destaca-se como o maior produtor de cortiça do mundo. Ela demonstra uma enorme versatilidade que ultrapassa a sua associação apenas a rolhas: de referir, por exemplo, a sua aplicação na construção civil, decoração, transportes, moda, desporto e, ainda, em muitos outros setores e indústrias. Além disso, incorpora uma economia circular, sem desperdícios, em que a sua reciclagem permite novas aplicações e onde o pó de cortiça resultante dos processos de transformação é convertido em biomassa como fonte de energia verde, neutra em emissões de CO2.

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
- Lei de Lavoisier